Já precisou conectar seu notebook ou tablet, mas não tinha Wi-Fi por perto? Nessas horas, o tethering pode salvar o dia.
Ele transforma seu celular em um roteador portátil e possibilita que outros dispositivos acessem a internet por meio do seu plano de dados.
Mas como isso funciona? E, mais importante, como afeta seu consumo de dados? Descubra neste conteúdo!
Tethering é quando você usa a internet do seu celular para conectar outros dispositivos, como um notebook ou tablet, à rede.
Basicamente, o celular vira um ponto de acesso, ou “roteador”, que compartilha sua conexão de dados móveis.
Assim, ele é super útil quando você está fora de casa ou sem Wi-Fi disponível, mas precisa usar a internet em outro aparelho.
Você pode fazer isso de várias maneiras: via Wi-Fi, Bluetooth ou até mesmo conectando o celular ao dispositivo com um cabo USB.
No próximo tópico, você confere como cada um funciona.
Existem três tipos principais de tethering e eles variam conforme a forma de conexão entre o celular e o dispositivo que vai acessar a internet.
Veja como cada um funciona:
É o mais comum e transforma o celular em um ponto de acesso Wi-Fi (hotspot), pois permite que outros dispositivos se conectem à sua internet como se fosse uma rede sem fio comum.
Portanto, ele é prático e fácil de configurar, mas pode consumir mais bateria.
Já nesta opção, o celular compartilha a internet por meio de uma conexão Bluetooth.
É uma alternativa que consome menos bateria do que o Wi-Fi, mas oferece uma velocidade de conexão mais lenta e é mais limitada em termos de alcance.
Nesse caso, o celular é conectado diretamente ao dispositivo (como um notebook) com um cabo USB.
A vantagem é que a conexão é estável e rápida, além de o celular ser carregado ao mesmo tempo.
No entanto, só funciona com dispositivos que aceitam esse tipo de conexão.
